“De Professor Para Professor” será no dia 9 de agosto
Um evento que convida a comunidade a refletir sobre a ‘Cultura de Paz: Diálogo e Ação’
![]() |
Dentro da segunda edição do evento “De Professor Para Professor”, marcado para 9 de agosto, no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, vai ser promovida uma mesa redonda com o tema Cultura de Paz: Diálogo e Ação, a partir das 18h30. Embora o título chame atenção para o meio acadêmico, está aberto ao público e basta se inscrever para participar.
De iniciativa do movimento Livro Aberto, o evento “De Professor Para Professor” se propõe a ser um canal de informações de interesse dos trabalhadores da educação com temas relevantes e atuais, conforme explica o professor Romelho Contreiro, um dos membros do movimento.
A primeira versão do evento foi em outubro do ano passado, que veio com propostas reflexivas sobre saúde mental, assédio moral e os desafios enfrentados pelo professor frente à sociedade contemporânea. O evento são ações realizadas por professores para professores, envolvendo todos os docentes da rede municipal, da estadual, da federal e de particulares de Venda Nova.
A divulgação do evento vem sendo feita via redes sociais, cartazes, grupos de escolas (WhatsApp) e convite pessoal. Até o meio da quinzena de julho, as inscrições seguiam de forma tímida, mas se mostravam numa linha crescente. “ Vamos intensificar a divulgação depois das férias”, disse Contreiro.
Mesa Redonda
Para a escolha das personalidades da Mesa Redonda Cultura de Paz: Diálogo e Ação, a organização buscou pessoas envolvidas com as temáticas escolhidas, professores ou especialistas que dominam o assunto. Maria Aparecida Marcelino, professora e mestranda em desenvolvimento cultural com cooperação Internacional (UNB), vai falar de “Comunicação não violenta nas escolas”.
Já o tema “Construção de uma escola democrática” será abordado pela professora e doutora em história (Ufop) Jussara Rodrigues da Silva. E, completando o trio, o padre, professor e psicoterapeuta Antônio Tatagiba Vimercat vai falar de “Humanização das relações interpessoais”. O mediador será o jornalista Valdinei Turini Guimarães.
De acordo com Romelho, os temas foram sugestões dos professores que participaram da 1ª edição do “De Professor para Professor”. Por serem professores e residentes de Venda Nova, a participação deles será voluntária.
O evento disponibilizará, de acordo com solicitação da categoria, uma professora/recreadora para os filhos. Também terão contação de história, apresentações culturais e exposições artísticas, em fase de organização em relação à forma de disposição das atividades no espaço no Centro Cultural.
O que é o Livro Aberto
Livro Aberto é o nome do movimento de professores que surgiu em 2022. É um coletivo de professores com o intuito de ser um espaço para diálogo, debates, realização de pequenas ações em benefício do desenvolvimento e do protagonismo dos professores. “Somos um grupo informal, independente e voluntário, sem grandes pretensões’’, define Contreiro.
Em um dos trechos, a Carta do movimento ressalta: “O Livro Aberto é um espaço para o professor compartilhar conhecimentos, o desejo de saber e de aprender, através do diálogo, do respeito à pluralidade e à democracia. Pautados na premissa de que ideias inspiram e ações transformam, tomamos como meta dar visibilidade aos desafios enfrentados pelos professores, garantir o bem-estar docente e destacar ações pedagógicas exitosas que são desenvolvidas cotidianamente”.
As ações envolvem vários professores e, neste momento, três estão à frente da organização: Maurício Guimarães, Romelho Contreiro e Roseane Kieffer.
“O Blog Livro Aberto é um canal de comunicação, divulgação das ações e registros de eventos realizados. Nosso blog livroabertovni.blogspot.com está de cara nova. Vale a pena visitar e conhecer nossas ações”, finaliza Romelho.
![]() |